17/03 Bancadas do PSDB terão sintonia nas propostas de reforma política

0 1

Agência Tucana

Brasília (17) – As bancadas do PSDB na Câmara e no Senado trabalharão em sintonia sobre a reforma política. Nesta quarta-feira, os deputados se reuniram para debater as primeiras sugestões em discussão.  “É possível melhorar o sistema atual. Precisamos ter cuidado para não aprovar uma contrarreforma”, ressaltou o líder Duarte Nogueira.

A discussão contou com a presença do ex-líder do partido João Almeida (BA), um dos grandes estudiosos do PSDB sobre o assunto. Almeida afirmou que a reforma política é um tema recorrente, mas nunca conseguiu atingir seu propósito. Para ele, a reforma do sistema eleitoral é essencial.

“O sistema eleitoral é o coração da  reforma política, que é um tema muito amplo”, disse. Almeida defendeu questões como a cláusula de desempenho dos partidos, para evitar o número excessivo de siglas, a fidelidade partidária e a lista fechada pré-ordenada.

Integrantes do PSDB na Comissão de Reforma Política da Câmara, os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e William Dib (SP) apresentaram para os deputados o andamento dos trabalhos no colegiado. De acordo com Dib, 2º vice-presidente da comissão, nas próximas reuniões haverá a apresentação de cinco tipos de sistema eleitoral para os parlamentares.

Mendes Thame explicou que a Casa deve analisar mudanças nos métodos de escolha dos candidatos e não uma reforma política em si. “O que está em jogo é o destino da democracia brasileira e não os nossos mandatos”, ressaltou.

Fonte: Diário Tucano

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.