22/03 Parlamentares cobram uso racional de recursos hídricos

0 1

 

Saneamento Básico

No entanto, Mendes Thame afirmou que a escassez de água não é o único problema. Para ele, a falta de saneamento básico, que acaba contaminando manaciais, é uma questão tão grave quanto a própria escassez. “Hoje, 85% do esgoto doméstico brasileiro ainda são jogados nos rios, lagos e mares, sem tratamento. Não se trata, portanto, apenas de uma questão ambiental, e sim de saúde pública”, afirmou o deputado, destacando dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro que mostram que cerca de 68% dos leitos de hospitais estão ocupados por pessoas que contraíram doenças transmitidas pela água.

Desastres naturais
O deputado João Maia (PR-RN) afirmou que outros problemas relacionados à má gestão decorrem do assoreamento dos rios e de construções em áreas consideradas de risco, que acabam transformando a água em fonte de tragédias. “Não me refiro aqui a tragédias como a do Japão, onde nada se podia fazer, mas às ocorridas na região serrana do Rio de Janeiro, em Recife, em Alagoas, no Paraná e em Minas Gerais, regiões onde a chuva, que deveria ser bem-vinda, acabou provocando enchentes, desabamentos e mortes”, observou.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.