hidroviathamejustinolucente (1)

02/04/2014 | THAME DESTACA TURISMO NÁUTICO NA CRIAÇÃO DE EMPREGOS

0 32

O aproveitamento do novo rio Piracicaba para lazer e turismo, impulsionando a economia regional, foi o destaque do seminário técnico realizado dia 31 de março pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo no auditório do Centro Cívico de Piracicaba. Na saudação, o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) ressaltou a importância social do turismo náutico, na criação de empregos em Piracicaba e região.

“Esta reunião é um upgrade, uma elevação dos níveis de discussão sobre a extensão da hidrovia Tietê-Paraná até Piracicaba. Vamos verificar que entre todas as externalidades, a mais importante é a questão social, a criação de empregos. A responsabilidade laboral é a primeira das preocupações de um agente público e nós estamos vendo a quantidade fantástica de empregos que podem ser criados através do turismo náutico: empregos verdes, que não poluem, que são sustentáveis”, declarou.

O parlamentar destacou que cada seminário é um reforço a mais de que todas as explicações aos questionamentos serão dadas de acordo com a legislação em vigor. “Nenhum empreendimento será feito ‘goela abaixo’. Nós vamos respeitar todos os detalhes da legislação, cumprindo licença prévia, licença de instalação, licença de funcionamento, audiências públicas, enfim, tudo aquilo que a legislação prevê e a legislação brasileira é uma das modernas e rigorosas do mundo na questão ambiental”, afirmou.

O prefeito Gabriel Ferrato ressaltou a importância da luta pela barragem como algo de interesse regional, que contribuirá para a geração de empregos, verificando como minimizar os impactos. “Há vida além da barragem: vamos encarar isso”.

A engenheira Virgínia Pimentel, representante do Consórcio Tevu, apresentou detalhes sobre o projeto da barragem que permitirão a exploração do turismo náutico. “Será uma área importante para atividades náuticas, já que o reservatório terá 68 quilômetros quadrados de extensão”, afirmou.

Walter Garcia, consultor em turismo náutico, informou que se a náutica for bem pensada a partir deste momento, o impacto será gigantesco. “As oportunidades de desenvolvimento deste novo segmento influenciam na geração de emprego e no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios”, declarou, lembrando que a náutica também impulsiona o crescimento econômico, já que impacta a gastronomia e a hotelaria.

A secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto, traçou um panorama sobre o turismo em Piracicaba.

Participaram do encontro representantes de entidades e da sociedade civil de Piracicaba e região.

Foto: Justino Lucente – Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal e Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.