gas-natural

12/06/2015 | Reajuste indesejado

0 30

Em atendimento a pedido de tucano, Minas e Energia vai debater preço do gás natural nacional

gas-naturalFoi acatado nessa quarta-feira (10), na Comissão de Minas e Energia da Câmara, requerimento do deputado Antonio Carlos Mandes Thame (SP) para realização de audiência pública com participação do diretor de Gás e Energia da Petrobras, Hugo Repsold Júnior. O objetivo do encontro é a obtenção de esclarecimentos e discussão acerca da retirada dos descontos praticados para o preço do gás natural nacional e os impactos de tal medida sobre a competitividade da indústria no Brasil.

Na avaliação do parlamentar, a notícia de que o preço do insumo de origem nacional será reajustado é totalmente contrária à necessidade de retomada da atividade industrial no país. “Os grandes consumidores industriais, cujas operações não se restringem ao mercado brasileiro, com a atual falta de uma regra clara de reajuste, praticada pela Petrobras, encontram um cenário de incertezas, aumentando o risco dos seus investimentos no Brasil”, alerta o deputado.

O tucano considera que o preço do gás natural menos competitivo e com reajustes inesperados seria inoportuno, pois afetaria diretamente toda economia participante da cadeia do gás, também impactada pelos efeitos da pressão inflacionária e ajustes fiscais.

Por sugestão do deputado José Stédile, que subscreveu o pedido de Thame, serão convidados para o debate o representante do Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural Lucien Belmonte; o presidente da Abegás, Augusto Salomon; e o presidente da SULGÁS, Claudemir Braganholo. Foi acatada, ainda, a sugestão do deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA) de inclusão de representante da Agência Nacional de Petróleo e da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: divulgação – Petrobras)

Fonte: PSDB na Câmara

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.