bndes_3

06/08/2015 | Thame preside instalação da CPI do BNDES

0 195

bndes_1_editadoO deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) presidiu, na manhã de hoje (6), a reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES da Câmara dos Deputados.

Mendes Thame, que é o presidente do capítulo Brasil da Organização Global de Parlamentares contra à Corrupção (GOPAC), destacou a importância da instalação da CPI do BNDES. “Infelizmente, a corrupção é tema diário nos noticiários. Essa CPI objetiva a investigação de empréstimos considerados suspeitos pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, concedidos tanto a empresas de fachada como a empreiteiras investigadas. Para as nove empreiteiras citadas na operação, o BNDES concedeu, entre 2003 e 2014, financiamentos de R$ 2,4 bilhões. Temos que dar uma resposta à sociedade. Colocar atrás das grades quem de fato cometeu algum delito”, afirmou o parlamentar.

A CPI do BNDES pede também a apuração de empréstimos classificados como secretos, concedidos a países como Angola e Cuba.

Na reunião de hoje, foram eleitos o presidente da comissão, o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM); o deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) para 1º vice-presidente, o deputado Carlos Zaratinni (PT-SP) para 2º vice; o deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP) para 3º vice; já o relator da comissão é o deputado José Rocha (PR-BA).

A primeira reunião de trabalho da CPI será na terça-feira (11), às 14h30. A CPI é formada por 54 parlamentares.

Reportagem: José Henrique- Assessor de imprensa

Foto: Felipe Pires

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.