27/03 Mudanças no Código Florestal mobilizam agricultores

0 1

Jornal A Cidade – Ribeirão Preto
Domingo, 27 de Março de 2011 – 21h41

Produtores e políticos participam de encontro nesta segunda-feira (28), em Ribeirão Preto, para discultir o projeto de mudanças na Câmara

Hélio Pelissari

Cerca de mil produtores rurais da região devem se reunir nesta segunda-feira (28) em Ribeirão Preto para debater o andamento do projeto de mudança no Código Florestal, que tramita na Câmara dos Deputados. Os agricultores querem a aprovação das mudanças até junho, quando deve entrar em vigor o novo código.

A reunião, organizada pela Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) de Ribeirão Preto, com o apoio de cooperativas e sindicatos rurais de toda a região, tem o objetivo de mobilizar os congressistas para a aprovação do novo código. “Nós queremos saber dos congressistas como está o andamento do projeto e qual a previsão de votação”, afirma Mônika Bergamaschi, presidente da Abag.
O encontro acontece a partir das 10h, no Centro de Convenções Ribeirão Preto.

Mobilização

Os agricultores têm se mobilizado em vários encontros pelo país para pressionar os congressistas. A presidente da Abag Ribeirão diz que já está programado, para o dia 4 de abril, uma grande manifestação nacional, com a presença de milhares de agricultores no Congresso Nacional. “O que estamos fazendo aqui é trazer os deputados para que eles falem diretamente aos agricultores o que está acontecendo”, explica Mônika.

O deputado Duarte Nogueira, que fez parte da comissão que estudou as mudanças no Código Florestal, tem pressionado, junto a outros líderes de partido, para que o presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS) coloque em votação o relatório até o final do mês, como foi acertado pelos líderes partidários.

Para o deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP), relator do projeto de modificação no Código Florestal, é possível aprovar as mudanças no texto até junho. “Existe interesse do governo e da oposição em votar o relatório, por isso tenho certeza que vai dar tempo [de votar] na Câmara e no Senado antes do prazo”, diz Rebelo, que também deve participar do encontro desta segunda-feira.

Além dos agricultores, o encontro também terá a participação de políticos. Foram convidados o senador Waldemir Moka (PMDB/MS) e os deputados federais Moreira Mendes (PPS/RO), Duarte Nogueira (PSDB/SP), Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB/SP), Homero Pereira (PR/MT), Marcos Montes (DEM/MG), Marco Antonio Ubiali (PSB/SP) e o deputado estadual Roberto Engler (PSDB/ SP). O ministério da Agricultura também deverá encaminhar um representante.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.