28/01/2015 | Produtores participam de manifesto em Sertãozinho
— 28 de janeiro de 2015
22
Manifesto em prol da retomada do setor sucroenergético reuniu cerca de 20 mil pessoas em Sertãozinho (210 km de Piracicaba) na manhã de ontem. O ato, que cobrou políticas públicas mais claras para o açúcar e para o etanol, fechou parte do comércio e paralisou vias importantes da cidade. O presidente da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), José Coral, além de representantes da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) e produtores de Piracicaba, participaram do evento.
Ao final, uma carta elecando dificuldades e necessidades do setor foi elaborada e será encaminhada aos governos federal e estadual. “Foi uma manifestação pacífica e que cumpriu com seu papel. Esperamos que este ato seja apenas o início de uma série de mobilizações em prol do setor sucroalcooleiro, pois precisamos de medidas urgentes. A crise que atinge o setor já fechou mais de 10 mil empregos em Piracicaba nos últimos anos e em todo o Centro-Sul foram pelo menos 300 mil demissões no período”, disse Coral. Segundo ele, ainda nesta semana, uma nova reunião do setor será realizada e novas iniciativas devem ser anunciadas.
É possível que o manifesto seja programado em outros municípios e o adiamento do início da safra da cana-de-açúcar também não é descartado. O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) também esteve presente ao ato e falou sobre a gravidade da crise que assola o setor. Ele defendeu o aumento de 25% para 27,5% no percentual de etanol misturado à gasolina.
(Fonte: Jornal de Piracicaba)
Fonte digital: Jornal da Cana