08/02 Deputado: caso de brasileira barrada na Espanha é xenofobia

0 3
Agencia Câmara

Deputado: caso de brasileira barrada na Espanha é xenofobia
Arquivo – Luiz Alves

Maurício Rands: Brasil e Espanha deveriam estar integrados, pois têm muito em comum.

O deputado Maurício Rands (PT-PE), que integrou a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional na última legislaturaEspaço de tempo durante o qual os legisladores exercem seu poder. No Brasil, a duração da legislatura é de quatro anos. , classificou nesta sexta-feira como “xenofobia pura” o caso da brasileira barrada na Espanha mesmo com todos os documentos exigidos pelo país. Denise Severo, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília (UnB), pretendia passar férias na Espanha e chegou lá no último dia 27 portando comprovante de trabalho no Brasil, seguro de viagem pago, reserva de hotel, passagem de volta e escritura de casa própria, além de um cartão bancário. Mesmo assim, ela foi deportada para o Brasil.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), houve 1695 casos parecidos envolvendo brasileiros na Espanha só em 2010. Porém, segundo o Itamaraty, o número de inadmissões nos países vem diminuindo. Foram 3013 em 2007, 2196 em 2008 e 1714 em 2009. No entanto, para o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que também integrou a Comissão de Relações Exteriores, o Brasil deveria “endurecer” com os visitantes espanhóis: “Devemos fazer com os espanhóis que vêm para cá o mesmo que eles fazem conosco. É uma questão de reciprocidade, de mostrar que nós temos condições de estabelecer um tratamento equivalente.”
Arquivo – Gilberto Nascimento

Mendes Thame: deportação de espanhóis poderia abrir debate entre os países.

Segundo ele, a inadmissão de espanhóis no Brasil poderia abrir uma porta para os dois países discutirem o tema e tomarem medidas mais efetivas. “Quando os primeiros espanhóis forem deportados, aí sim a embaixada da Espanha aceitará sentar-se com o Itamaraty para discutir a situação. Hoje, nem discutir eles querem”, argumentou.
Integração
Rands também acredita que é “inadmissível” a continuidade dos casos de visitantes brasileiros barrados sem justificativa na Espanha, mas avalia que a inadmissão dos espanhóis não seria a melhor alternativa: “O que queremos é um mundo cada vez mais integrado, em que as pessoas tenham liberdade de ir e vir. Brasil e Espanha devem estar integrados, porque são nações que têm muito em comum.”
Para o petista, o Itamaraty deveria aprimorar o diálogo com as autoridades espanholas, além de tornar cada vez mais rigorosas as exigências formais para a vinda de espanhóis ao Brasil, enquanto durarem as inadmissões de brasileiros. “Parece que eles só vão entender o drama por que passam os brasileiros quando eles passarem pelo mesmo”, lamentou.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.