09/02 Ao debater MP, deputados destacam avanço tecnológico da Embrapa

0 2
Agência Câmara
Durante a discussão da Medida Provisória 504/10, que permite ao governo criar escritórios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior, parlamentares ressaltaram os avanços na produção de alimentos que resultaram do trabalho da Embrapa. A MP foi aprovada há pouco pelo Plenário.
“Antigamente, havia produtos, como a uva e a soja, cuja produção era confinada a lugares frios, mas que agora estão em outras regiões do País. A tecnologia pode vencer obstáculos e vai colaborar com o debate do meio ambiente”, disse o deputado Sibá Machado (PT-AC).
O deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) chamou a atenção para um estudo britânico segundo o qual, em 20 anos, o mundo vai precisar aumentar em 40% a produção de alimentos. Ele ressaltou que as pesquisas da Embrapa já permitiram o aumento de produtividade em diversos setores brasileiros.
Para o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), a Embrapa está mudando a realidade do agronegócio nacional. “Em um determinado momento, ela quase foi exterminada por erros e equívocos de outros governos, mas o nosso governo resgatou a empresa, que agora se prepara para um futuro muito melhor, de realizações e de desenvolvimento na agricultura”, disse.
Países pobres
Já o deputado Jonas Donizette (PSB-SP) avaliou que o Brasil deve dividir a sua tecnologia com países mais pobres que, apesar de terem potencial agrícola, não dispõem de meios para investir no setor. “Precisamos descobrir novas tecnologias para o desenvolvimento de alimentos e cooperar com países que não têm a mesma inteligência, mas têm potencial para produção”, argumentou.
O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), por outro lado, condenou a medida provisória. Segundo ele, se é fato que a Embrapa já está presente em outros países então a MP seria uma manobra para legalizar uma situação irregular. Ele criticou outros pontos do texto, que na sua avaliação não atende aos requisitos constitucionais de urgência e relevância.
“O que diz essa MP? Coisas importantíssimas.
Por exemplo, a mudança do nome do Ministério da Agricultura para Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isso muda alguma coisa? Isso precisa vir na forma de uma medida provisória?” questionou.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.