25/02 Thame afirma que Hyundai muda o perfil da cidade

0 14

JORNAL DE PIRACICABA

A instalação da montadora Hyundai Motors em Piracicaba é mais importante do que parece. Essa é a análise do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB).

De acordo com ele, a vinda da montadora potencializa o fato de ela trazer quase 40 empresas fornecedoras, que produzem as peças para a montadora. Com isso, ele cita um efeito sinérgico impressionante, quase que exponencial de criação de empregos, renda e de impulso positivo na economia de Piracicaba e região.

Até porque a montadora muda completamente o perfil de Piracicaba. Ela aumenta de forma vigorosa a arrecadação de tributos no município, e isso já é uma grande vantagem. Mas também contrata, e se formos capazes de capacitar rapidamente mão de obra, serão pessoas da cidade que vão ocupar os postos de trabalho, portanto, um impacto pessoal, familiar e social em toda a cidade do ponto de vista econômico”, disse.

De acordo com o deputado, a fábrica também induz o desenvolvimento científico e tecnológico. “Como trata-se de uma montadora que trabalha no horizonte do desenvolvimento humano, com os carros mais modernos do mundo, a Hyundai vai induzir a criação de um pólo automotivo de grande importância para Piracicaba, para o Estado e para o país”, salientou.

Thame destacou ainda que Piracicaba já tem inúmeras faculdades e um substrato muito grande nessa área tecnológica. “Na região temos centenas de pessoas com doutorado, PhD, que poderão oferecer seus conhecimentos especializados nessa área. Além disso, há um aspecto multiplicador.

À medida que você desenvolve essa atividade automotiva, ela reflete sobre outras atividades do setor eletromecânico, não fica
restrita à produção de automóveis”, disse.

O parlamentar participou da vinda da montadora em dois momentos, o primeiro de forma indireta, na fase inicial que teve a elaboração de uma pesquisa contratada pelos coreanos, para verificar o melhor Estado para se instalar. Na segunda etapa selecionou as melhores cidades, e Piracicaba usufruiu de uma vantagem comparativa. “A cidade deixava de ser fim de linha, tinha uma infraestrutura rodoviária extraordinária, com as principais estradas duplicadas, infovia bem desenvolvida, aeroporto 24 horas, possibilidade de vir até aqui a hidrovia, na rota do gasoduto”.

Na fase final, na hora em que Piracicaba passou a ser uma das opções da Hyundai, o trabalho do deputado foi direto. Ele esteve em todos os momentos ao lado do prefeito Barjas Negri (PSDB) e do então secretário da Indústria e Comércio de Piracicaba, Luciano Almeida, num trabalho junto ao governador José Serra e ao vice Alberto Goldman, que era também secretário de Desenvolvimento Econômico, a fim de conseguir do Estado recursos para a infraestrutura de acesso à região onde a fábrica seria instalada. A participação do Estado foi necessária para conseguir esse resultado. Nesse processo o governo estadual liberou cerca de R$ 50 milhões para as obras de infraestrutura na área em que será montado o parque automotivo.

Ao falarmos em infraestrutura é bom lembrar que quando uma empresa vem para uma região, ela não leva só em conta se existe infrarodoviária para o escoamento de seus insumos e produtos. Ela leva em conta a capacidade da rede hospitalar, o número de escolas e habitação. E Piracicaba foi aprovada com louvor nessa competição com outras boas cidades do Estado, que são verdadeiras capitais nacionais”, disse.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.