04/03 Parlamentos brasileiros aproveitam benefícios às mulheres

0 8

Diário do Vale

MEDIDAS

Publicado em 4/3/2011, às 19h40    
Última atualização em 4/3/2011, às 19h40
Brasília/ Rio


Como o Carnaval deste ano está sendo comemorado em março e abrangerá o Dia Internacional da Mulher, os parlamentos brasileiros aprovaram nesta semana uma série de medidas de interesse de suas bancadas femininas. Em Brasília, na Câmara de Deputados, foi aprovado o projeto de lei 583/07, da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que promove mudanças na revista íntima.

Já na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), foi aprovado o projeto 912/07, da deputada estadual Inês Pandeló (PT), que estabelece cota para as atletas mulheres nos programas de incentivo ao esporte mantidos ou financiados pelo Governo do Estado.
Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.

A primeira votação foi a da Câmara de Deputados, na quarta-feira, e proibiu a revista íntima de mulheres em empresas e orgãos públicos. Ela só fica permitida em presídios ou unidades carcerárias, mas deve ser efetuada sempre por mulheres. Caso a regra seja desrespeitada, a multa é de R$ 20 mil, ou R$ 40 mil em caso de reincidência, e será revertida aos órgãos de proteção dos direitos das mulheres. O projeto ainda segue para aprovação do Senado Federal antes de ser sancionado.

No dia seguinte, a Alerj aprovou o projeto de Inês, cuja cota estabelecida é de 30% de atletas mulheres nos programas de incentivo estaduais. Para a deputada, ele ajudará não apenas a incentivar a prática esportiva feminina como também a dar mais visibilidade e espaço às atletas, já que acredita ser um meio ainda muito imerso em preconceito.


– O futebol feminino tem grande potencial no Brasil, mas está inerte pela falta de apoio. Somos o país do futebol e nada mais justo que as mulheres tenham o seu espaço – justificou.

Diferente do projeto nacional, este segue direto para sanção do Governador do Estado.

Câmara faz levantamento

Como vai ficar cerca de 15 dias parada (ver Mosaico), a Câmara de Deputados aproveitou a oportunidade para levantar os principais questionamentos da bancada feminina na Casa. A maioria deles é voltado para a emancipação financeira das mulheres e muitos já estão em tramitação.

Um deles e que deve ser votado no próximo dia 15 é o Projeto de Lei 6653/09, também de Alice Portugal. Segundo a Câmara, o texto do projeto estabelece normas, algumas orientadoras, outras apenas sugestivas, para que se combata a discriminação contra a mulher e as trabalhadoras passem a exercer com mais frequência papéis estratégicos na iniciativa privada e no serviço público.
A situação das donas de casa também é discutida. Apesar de não terem previsão para votação, podem entrar na pauta os projetos 5933/05, de Luci Choinacki (PT), e 5773/05, de Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB). O primeiro fala sobre a remuneração para as donas de casa e o segundo assegura aposentadoria especial para quem não tem renda própria e se dedica exclusivamente ao trabalho doméstico de seu lar, desde que pertencente a famílias de baixa renda. Os dois textos aguardam análise da Comissão de Seguridade Social e Família.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.