orplana1

Setor prepara dia em defesa do Etanol

0 9

Representantes do setor canavieiro do Estado de São Paulo aprovaram nesta quinta-feira, dia 3 de abril, um estado de mobilização, que terá como ponto alto as manifestações do dia 24 de abril, definido como Dia Nacional em Defesa do Etanol.

As deliberações foram tiradas durante reunião realizada na sede da Orplana (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), em Piracicaba, com a presença dos deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB), que também preside a Amcesp (Associação dos Municípios Canavieiros do Estado de São Paulo), Arnaldo Jardim e Roberto Morais, ambos do PPS, todos integrantes de frentes parlamentares que defendem o setor.

Antes da definição do calendário de eventos e das ações que serão deflagradas em nível nacional, informações listadas pelos deputados, referentes ao sucateamento de toda a cadeia produtiva e a falta de políticas governamentais para salvar o setor, subsidiaram as discussões.

Os canavieiros também tiveram espaço para relatar o drama que vivem, afundados em dívidas e sem socorro governamental, o que torna a produção cada vez mais difícil.

Para Thame, todas as tentativas de diálogo foram inúteis e o governo não se mexeu para atender aos pedidos de socorro do setor, que exige uma ação mais contundente.

“Na semana passada, duas usinas fecharam e, até o final do ano, mais 12 usinas correm o risco de encerrar suas atividades. Não podemos mais esperar até que todas quebrem. O desgaste social é brutal e os empregos perdidos impactam negativamente nas cidades e regiões,  em toda a economia”, alerta o deputado Mendes Thame.  Segundo a Única (União da Indústria da Cana-de-Açúcar), em 2010 o setor sucroalcooleiro empregou mais  500 mil pessoas no Estado de São Paulo.

De acordo com o deputado estadual Arnaldo Jardim, as principais reivindicações, foco das manifestações, incluem a definição de uma tributação diferenciada para o setor; incentivo ao desenvolvimento de programas de tecnologia automotiva; disseminação da bioeletricidade e o aumento da mistura de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27,5%.

Para o deputado estadual  Roberto Morais, o movimento chega na hora certa e precisa envolver toda a sociedade e evitar, assim, a quebradeira generalizada em um setor estratégico.

O presidente da Orplana, Manuel Ortolan, informa que nesta segunda-feira os organizadores do movimento se reúnem  com representantes da cadeia produtiva, em São Paulo, para definir os detalhes e a uniformidade  do movimento. O setor também programa uma manifestação em Brasília, no dia 13 de maio.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal e Marisa Massiarelli Setto (Toda Mídia Comunicação)

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.