Foto-Etanol

27/09/2014 | Emenda de Thame que aumenta etanol na gasolina vira lei

0 259

A Lei n° 13.033, de 2014, foi sancionada esta semana pela presidente da República e autoriza o aumento das misturas de biodiesel ao óleo diesel, para 7%, e de etanol à gasolina, de 25% para 27,5%, no país. O aumento de etanol na gasolina é resultante de emenda de autoria do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB), secretário-geral da Executiva Nacional do PSDB e vice-líder do partido na Câmara.

O deputado Thame comemorou a sanção e destacou que após vários meses de intenso trabalho no Congresso e reuniões promovidas por associações e Ministério de Minas e Energia, o governo tomou a decisão acertada e urgente para salvar os produtores. “Toda a cadeia produtiva de biocombustíveis está ociosa e passa por uma profunda crise, sofre com a falta de investimentos e incentivos do atual governo para continuar produzindo, gerando empregos e outros inúmeros benefícios que advém dos combustíveis limpos”, destacou o parlamentar.

“Aumentar de 25% para 27,5% a mistura de etanol à gasolina é uma pequena diferença, mas significa um aumento de 10% no mercado de álcool anidro. Mercado cativo para esse produto, tão desejado pelo mundo inteiro, que quer abolir essa civilização carbonária que nós construímos com emissão de CO2 e construir uma nova civilização, com combustíveis renováveis”, completou.

Além de estimular a produção, o parlamentar tucano destacou cinco externalidades positivas do uso dos biocombustíveis: melhorar a balança comercial com menos importação de combustíveis fósseis; benefícios para saúde pública com eliminação do chumbo tetraetila; diminuição da emissão de gases de efeito estufa; produção de energia elétrica com o bagaço da cana, além da criação de empregos.

CRISE –  O setor sucroalcooleiro enfrenta uma das maiores crises da história. Endividamento, perda da competitividade diante da gasolina e até problemas climáticos afetaram toda a cadeia produtiva. De 2008 a 2014, 66 usinas sucroalcooleiras suspenderam suas atividades ou fecharam definitivamente as portas na região Centro-Sul do Brasil.

Além disso, a crise contaminou a indústria de bens de capital, que já fechou mais de 50.000 vagas.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal e Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.