banner_rota

11/08/2015 | A pedido do deputado Thame, Comissão de Minas e Energia discute construção do gasoduto entre Bacia de Santos e Cubatão

0 97

DSCN1668

Na próxima quinta-feira (13), às 10 h, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados, a Comissão de Minas e Energia fará uma audiência pública, conforme requerimento nº 31/2015, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), juntamente com a Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural,para debater a construção do gasoduto do Sistema de Escoamento e Tratamento de Gás Natural, denominado ROTA 4, que vai levar gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até Cubatão.

Segundo Thame, o objetivo da proposição é atender às necessidades de petroleiras que, sem infraestrutura própria, ainda não possuem planejamento financeiro para suas futuras produções. O tucano lembrou que a iniciativa possibilitaria a entrada de novos fornecedores em um mercado dominado pela Petrobras.

O parlamentar explicou que a construção do novo gasoduto do Sistema de Escoamento e Tratamento de Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos terá investimentos da ordem de R$ 6 bilhões e capacidade para escoar cerca de 15 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Mendes Thame ressaltou ainda que, esse projeto seria bancado por um consórcio de petroleiras. “Sem infraestrutura própria de escoamento, essas empresas não têm acesso ao mercado consumidor e vendem atualmente suas respectivas produções de gás para a Petrobras. Entre as interessadas em viabilizar o duto, estão a Shell e a Total”, revelou.

Thame disse também que, para estimular a entrada dos novos fornecedores na comercialização do gás, o governo de São Paulo quer criar demanda e, para isso, vai propor que as três distribuidoras de gás natural do estado (Comgás, Gás Natural Fenosa e Gás Brasiliano) invistam na expansão da rede ao longo dos próximos cinco anos.

O evento contará com a participação do Secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles; o Diretor Presidente da Gás Brasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior; o Diretor Presidente da Gás Natural Fenosa Brasil, Bruno Armbrust, o Diretor Presidente da Comgás, Luis Henrique Guimarães; e o Presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres – ABRACE, Paulo Pedrosa.

Reportagem e foto: José Henrique –Assessor de imprensa

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.