energia-elétrica1

29/08/2016 | Quer ter o direito de escolher de quem comprar energia elétrica?

0 60

Conheça a proposta da campanha Energia Livre – Isso é da sua conta, apoiada pela Abraceel

Ter o direito de escolher o fornecedor de energia elétrica da mesma forma como escolhemos a empresa de telefone ou a instituição financeira é a proposta da campanha “Energia Livre – Isso é da sua conta”, apoiada pela Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.

Reginaldo Medeiros, presidente executivo da entidade, explica no programa Consumo em Pauta, na Rádio Mega Brasil Online, que isso poderá ser possível se passarem pelo Congresso o Projeto de Lei 1.917/2015, da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz, grupo coordenado pelo deputado federal Antônio Carlos Mendes Thame (PV-SP). Para tanto, a entidade conta com o apoio da população, que poderá assinar o manifesto no site da campanha “Quero energia livre”. www.queroenergialivre.com.br

Pesquisa da própria Abraceel, realizada pelo Ibope Inteligência em maio, apurou que 73% dos consumidores querem escolher o seu fornecedor de energia elétrica. Foram ouvidas 2 mil pessoas em 142 municípios e 50% dos entrevistados disseram ser muito cara a energia elétrica no Brasil.

Baratear o custo da energia para o consumidor final é o grande gancho da campanha e do projeto de lei. Segundo a Abraceel, ao escolher o fornecedor de energia, o consumidor pode reduzir sua conta em até 30%. Isso porque, ele terá a liberdade de optar por uma das 1.300 empresas geradoras de energia, cuja contratação será feita pela própria internet. Estas, por sua vez, competirão para ser a escolhida pelo consumidor.

“O direito de escolha é fundamental nas relações de consumo e isso tem de valer também para a energia elétrica. O consumidor poderá fazer sua escolha baseado na qualidade do produto, no preço e no atendimento comercial, podendo trocar de fornecedor quando bem entender”, destaca Medeiros. “Hoje o consumidor é quase um escravo da distribuidora e esta não tem interesse em melhorar o atendimento comercial”, completa o presidente executivo da Abracell.

Na situação de escolha do fornecedor de energia elétrica, nada muda quanto à relação física com a distribuidora. A infra-estrutura para que a energia elétrica chegue à casa do consumidor continuará sob o comando de quem hoje já opera o sistema. Essas distribuidoras recebem hoje, cerca de 20% do valor da conta. Os outros 80% são para remunerar a empresa geradora, cuja energia elétrica foi comprada pelo governo federal por meio de leilões públicos e repassada às distribuidoras. “O governo compra muito mal e quem paga a conta é o consumidor final. Com a energia elétrica livre, quem compra é o próprio consumidor que pode optar inclusive por comprar de quem gera energia só de fontes renováveis.”

Fonte: Escrito por  Mega Brasil e publicado no Site SEGS

 

Tags relacionadas: , , , ,

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.