DSC08517

23/03/2017 | Palestra do deputado Mendes Thame lota Casa da Cultura em Torrinha

0 36

Autoridades, diretores, professores e estudantes lotaram o auditório da Casa de Cultura de Torrinha para assistir à palestra Água: Direito Humano Inalienável, com o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PV), no dia 20 de março. O parlamentar foi recebido pelo prefeito, Ronaldo Gasparelo, e pelo vice-prefeito, Juverci Quaglio, que destacaram a importância de Thame como defensor do meio ambiente, um dos parlamentares com maior número de propostas legislativas na área.

DSC08517“É sempre oportuno falarmos sobre a importância da água na garantia da nossa sobrevivência, sobre as causas da escassez de água potável e refletirmos sobre como podemos contribuir para que os recursos hídricos não se esgotem”, afirmou o deputado, que agradeceu aos organizadores e à comunidade pela oportunidade.

Na palestra, Thame detalhou a disponibilidade de água no mundo e no Brasil. Destacou a necessidade da utilização dos recursos de forma sustentável. “A água é um bem finito, cada vez mais escasso”, lembrou.

No Brasil, 80% dos recursos hídricos estão na região amazônica e outros 20% atendem 90% da população do país. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), o mínimo para a vida em comunidade é de 1.000 m³ por habitante ao ano. A quantidade fica abaixo nos Estados da Paraíba e de Pernambuco.

Entre as causas da escassez de água, o deputado citou crescimento e adensamento populacional, despejo de esgoto doméstico e industrial nos mananciais, lixões e entulhos, impermeabilização das margens dos rios e desmatamento.

Para reverter a situação, destacou a necessidade de utilizar a legislação ambiental, investimentos públicos, gestão compartilhada por comitês e conscientização popular. Entre as ações essenciais, citou investimentos em estações de tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, combate ao desperdício e vazamentos e matas ciliares.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Tags relacionadas: , , , , ,

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.