thame_alterada

29/06/2017 | 1º Fórum Brasileiro do Gás Natural reúne autoridades na sede da ASPACER

0 43

A ASPACER – Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento promoveu nesta terça-feira (20), em Santa Gertrudes – SP, o 1º Fórum Brasileiro do Gás Natural, com o tema “Novos Desafios para a Indústria do Gás”. O evento contribuiu para a criação de um ambiente estratégico de discussões, trazendo um balanço do atual cenário mercadológico e regulatório da comercialização do gás natural no Brasil e suas perspectivas para os agentes na agenda do setor em 2017. Criado para a promoção de networking e negócios, o 1º Fórum Brasileiro do Gás Natural debateu propostas, ações e projetos com o objetivo de dinamizar a cadeia produtiva do gás natural num novo cenário regulatório e institucional.

Estiveram presentes no evento representantes do governo federal, estadual, associações nacionais, empresariais, universidades, representantes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e da Câmara dos Deputados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a abertura do 1º Fórum Brasileiro do Gás Natural, o presidente da ASPACER, Benjamin Ferreira Neto, destacou a importância do evento para o setor. “A entidade desde 2012, vem se dedicando a tratar do tema, discutindo propostas junto a outras associações, buscando maior abertura para o setor de gás”.

Para o diretor de relações institucionais e governamentais da Associação e CEO do evento, Luís Fernando Quilici, o gás natural tem uma importância muito grande na matriz energética brasileira, representando 10% da matriz. “Importante que façamos um debate a respeito do presente e do futuro do gás natural”.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento do Gás Natural na Assembleia Legislativa no Estado de São Paulo, João Caramez, destacou a importância de colocar o país no cenário de grandes potências energéticas. “Há muito que crescer o mercado de gás natural no estado, que nos últimos anos conquistou um patamar de destaque como combustível para diversos setores industriais”.

Outra participação importante foi a do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural no Congresso Nacional, Antônio Carlos Mendes Thame, que enfatizou que o evento consegue reunir um duplo significado. “O gás é um combustível limpo que se torna cada vez mais importante no setor energético”.

José Jaime Sznelwar, subsecretário de mineração da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, participou da abertura do evento, representando o secretário de energia João Carlos de Souza Meirelles. “Estamos falando de um combustível que representa produtividade e qualidade, mas precisa urgente de maior maturidade e rápida atualização para que possa ser mais competitivo”.

Outra denominação do evento, representando o governo federal, Symone Christine de Santana Araújo, diretora do departamento de gás natural do Ministério de Minas e Energia, coordena o Projeto Gás para Crescer, que dentre outras propostas, debate com os agentes da indústria medidas efetivas de aprimoramento das normas do setor. “Quando você estimula a produção e utilização do gás natural de forma competitiva, outros setores são contemplados”.

Durante todo o dia, especialistas no mercado e no setor do gás natural em vários segmentos, discutiram durante o 1º Fórum Brasileiro do Gás Natural temas importantes, mostrando as perspectivas para o novo cenário do gás natural no Brasil, desafios à competitividade da indústria e a visão do mercado na agenda para o fomento da cogeração.

Ao final do evento, Symone Araújo, diante de seu trabalho à frente do departamento de gás natural no Ministério de Minas e Energia, recebeu das mãos do presidente da ASPACER Benjamin Ferreira Neto e do diretor e CEO do 1º Fórum do Gás Natural, Luís Fernando Quilici, uma placa no formato de um revestimento cerâmico, parabenizando suas ações. “Fiquei emocionada e surpresa com essa homenagem”, declarou.

“Um evento extremamente produtivo, que permitiu a discussão sob diversos olhares em relação ao desenvolvimento da cadeia produtiva do gás natural, nesse momento em que discutimos um conjunto de alterações no Marco Regulatório do setor que permitirá a abertura do mercado do gás natural, beneficiando toda a sociedade brasileira”, encerrou Quilici.

Ao longo do dia, cerca de 130 pessoas prestigiaram o evento, que contou com o patrocínio da Delta Energia, Thymos Energia, Comgás, Engie e Serasa Experian.

Santa Gertrudes ocupa a primeira posição no consumo de gás natural industrial

De acordo com os últimos dados oficiais disponíveis pela Secretaria Estadual de Energia e Mineração de São Paulo, no ranking dos municípios que mais consumiram gás natural em 2015, Santa Gertrudes ficou em primeiro lugar no estado na classe industrial e em segunda posição dentre os municípios paulistas, considerando todas as classes de consumidores, como residencial, comercial, automotivo, cogeração e termogeração.

Quando se mede o consumo de gás natural por município, levando-se em consideração todas as classes consumidoras,  a cidade de São Paulo ocupa a primeira posição, ficando Santa Gertrudes em segundo e Cubatão em terceiro lugar.

Na análise específica dos números da classe de consumo industrial, Santa Gertrudes fica em primeiro lugar no estado, com um consumo de 318 milhões de m³ de gás natural, a cidade de Cubatão fica na segunda posição (313 milhões de m³), e na quarta colocação a cidade de São Paulo (270 milhões de m³).

Ainda no ranking estadual das cidades que mais consomem gás natural no estado, ocupam posição de destaque as cidades de Cordeirópolis (9º posição do consumo geral e 8º lugar no consumo industrial) e Rio Claro (13º posição no consumo geral e 12º lugar no consumo industrial).

Em 2015, Cordeirópolis teve um consumo geral e industrial de 162 milhões de m³ de gás. Ocorre que no município somente o setor industrial consome o energético, o mesmo acontece com Santa Gertrudes.

No município de Rio Claro todas as classes de consumo absorveram 129 milhões de m³ de gás, sendo que o setor industrial consumiu desse total 127 milhões de m³.

O fato de Santa Gertrudes ocupar essa posição privilegiada no ranking estadual das cidades que mais consomem gás natural, e de Cordeirópolis e Rio Claro também terem destaque nesse quesito,  se deve a forte presença de indústrias cerâmicas na região, segmento que consome o energético intensivamente no processo de fabricação de pisos, azulejos, faixas e pastilhas.

Para o diretor de Relações Institucionais da ASPACER, Luís Fernando Quilici, “sem dúvida alguma o consumo de gás natural das cidades da região foi alavancado pela indústria de revestimentos cerâmicos. Aliás foi esse segmento, que ancorou o início das operações do gasoduto Brasil-Bolívia em 1999 e em 2000. O setor tem um consumo firme estável de gás natural, o que faz da indústria cerâmica um dos segmentos industriais que mais consomem gás natural no Brasil”.

Ainda segundo a Secretaria de Energia e Mineração, na variação do consumo do gás natural industrial entre os anos 2014/2015, Santa Gertrudes consumiu 7,6% a mais do combustível, Cordeirópolis 3,89% e Rio Claro 3,05%, contrariando o resultado total do consumo industrial estadual no mesmo período, que apresentou queda de 4,05%.

O que é o Gás Natural

O Gás Natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações. Inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o Gás Natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano.

Fone: Site G1

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.