3

05/07/2017 | PV conscientiza lideranças sobre gestão da saúde

0 52

3Conscientizar gestores públicos, agentes políticos e lideranças comunitárias sobre a importância de cada um na garantia da saúde integral aos cidadãos foi o objetivo da palestra do presidente do PV Piracicaba, João Amaurício Pauli, realizada neste sábado em Piracicaba. O encontro, no escritório do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, reuniu filiados e simpatizantes do PV da cidade e região.

“É sempre pertinente discutir sobre o papel do gestor público em dar assistência à população principalmente em um momento difícil, quando alguém da família está passando por algum problema de saúde, e, paralelamente, em investir em ações que promovam a qualidade de vida, trabalhando na prevenção”, destacou o deputado federal Mendes Thame.

Médico e ex-secretário municipal da Saúde, Pauli abordou os deveres do Sistema Único de Saúde e o papel dos planos de saúde. Citou os direitos de universalização da saúde garantidos pela legislação e pela Constituição Federal e destacou a importância de trabalhar a saúde de forma integral. “É preciso dar ênfase à saúde, não à doença”, afirmou, deixando clara a necessidade de trabalhar a intersetorialidade. “É preciso dar atenção ao saneamento, poluição atmosférica, trabalhar temas como prevenção à violência, às drogas, acidentes no trânsito, gravidez na adolescência e combate às epidemias”, disse.

1

Pauli lembrou que atualmente os municípios são os grandes responsáveis pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que os recursos são insuficientes para atender de forma adequada toda a população, mesmo nos casos em que as prefeituras destinam mais do que percentual determinado por lei, que é de 12% do Orçamento para o Estado e 15% dos cofres municipais. Em nível nacional, citou que são destinados à Saúde 8,4% do PIB. (Produto Interno Bruto). Por isso, reforçou a importância de conscientizar a sociedade sobre a necessidade da prevenção e do investimento em qualidade de vida.

Crédito da foto: Laís Simão
Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Tags relacionadas: , , , , ,

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.