Os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP) e Evandro Gussi participaram, na manhã desta quarta-feira (28), de um café da manhã, na Câmara dos Deputados, promovido pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel e a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, com o tema “Renovabio”: eficiência energética e descarbonização”. O Renovabio é uma proposta de regulação que visa à indução de ganhos de eficiência energética na produção e no uso de biocombustíveis e o reconhecimento da capacidade de cada biocombustível contribuir para o atingimento de metas de descarbonização.

Na oportunidade, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP) lembrou que o Renovabio vem para alavancar a produção e o uso de combustíveis renováveis no país. “O Renovabio vem para promover o desenvolvimento econômico e ajudar o país a cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris”, afirmou o parlamentar.

Thame lembrou ainda que “a união de esforços do Poder Legislativo, Executivo e do empresariado do setor poderão fortalecer a matriz energética brasileira e colocar o Brasil em lugar de destaque na escala global”.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista do Biodisel, deputado Evandro Gussi, destacou os próximos passos para a implantação do Renovabio. “Nós vamos exigir do Poder Executivo que apresente uma medida provisória instalando o Renovabio e que tenhamos o compromisso determinado para o aumento da mistura de biodiesel com o diesel fóssil no percentual de 9% já em setembro”, declarou Gussi.

O evento em Brasília reuniu deputados e senadores, lideranças do setor de biocombustíveis, agentes públicos e pesquisadores para debater as contribuições que os renováveis podem oferecer à matriz energética nacional.

O Presidente da República encaminhará o assunto junto aos Ministérios da Fazenda, Minas e Energia (MME) e Casa Civil para dar prosseguimento aos pleitos apresentados.

Fonte: Com informações da assessoria de Imprensa do deputado Mendes Thame

Publicado no site Bancada Verde e UDOP