thamecongressoemfoco-alexssandroloyola

21/10/2017 | Thame está na lista dos 10 melhores deputados federais

0 376

congressocertificadoO deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PV) está na lista dos 10 melhores deputados federais de 2017. A relação dos parlamentares do ano também destaca cinco senadores, que foram os mais votados pelo júri do prêmio Congresso Em Foco. Foi divulgada durante cerimônia realizada nesta quarta-feira à noite em Brasília.

Para Mendes Thame, o prêmio chega como reconhecimento ao trabalho de sete legislaturas na Câmara Federal. “A ação política só faz sentido se for para melhorar a vida das pessoas. Agradeço os que me elegeram pela oportunidade de representá-los por tantos anos no Congresso Nacional. Que possamos continuar contribuindo para o desenvolvimento do nosso país”, declara.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), e advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Mendes Thame é professor licenciado do Departamento de Economia da ESALQ/USP.

É coordenador da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, coordenador da Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural e coordenador da Frente Parlamentar em defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz.

Foi prefeito de Piracicaba, entre 1993 e 1996, e secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo durante os governos Mário Covas/Geraldo Alckmin, entre 1999 e 2002.

Deputado Constituinte de 1987 a 1988, foi co-autor do artigo 58 das Disposições Transitórias da Constituição Federal, que reajustou os proventos de milhões de aposentados e pensionistas.

Foi líder da Minoria na Câmara dos Deputados em 2011.  Em 2013, quando a GOPAC (Organização Mundial de Parlamentares Contra Corrupção) veio para o Brasil, foi convidado para presidir o capítulo brasileiro.

É autor do primeiro projeto que resultou na Lei 128/2008, que criou o Microempreendedor Individual (MEI) que possibilitou que mais de 7 milhões de profissionais brasileiros saíssem da informalidade.

Defensor dos biocombustíveis, foi o primeiro deputado a apresentar projeto de lei para instituir a obrigatoriedade do biodiesel.

Foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito Destinada a Investigar o Tráfico de Animais e Plantas Silvestres Brasileiros, a Exploração e Comércio Ilegal de Madeira e a Biopirataria no País – CPIBIOPI.

Foi o primeiro presidente do primeiro Comitê de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo e é um dos parlamentares com maior número de propostas legislativas na área ambiental. Representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Bali (2007), Poznan (2008),Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011), Doha (2012) e Varsovia (2013).  Também é apresentador do Viver Sustentável, exibido aos domingos pela Rede Vida em todo o país.

PRÊMIO – “Criado para valorizar a atividade política e o papel do Legislativo no que eles têm de mais nobre e útil à sociedade, o prêmio combate a imagem de que todos os políticos são iguais. Também procura destacar a necessidade de valorizar os bons exemplos para melhorar a qualidade de um Parlamento tão pródigo em produzir vexames”. As informações foram divulgadas no site do Congresso em Foco.

O júri deste ano foi formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica, de entidade do terceiro setor e do Congresso em Foco.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.