10/02 Mendes Thame fala sobre biocombustível

0 30

thame05Educação Ambiental e Biocombustível é o tema da palestra que será proferida pelo deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, às 19h30, no Centro Universitário Amparense, em Amparo.

Defensor do uso do biocombustível como fonte limpa de energia, Thame foi o primeiro deputado a apresentar, em junho de 2002, projeto incluindo o biodiesel na matriz energética brasileira.

Para o deputado, a utilização do biocombustível apresenta vantagens macroeconômica, ambiental e social. “Cada barril de biodiesel ou de etanol produzido corresponde a, no mínimo, um barril de combustível fóssil que deixa de ser importado, melhorando o resultado da balança comercial”, explica Thame. Ele informa que os biocombustíveis contribuem duplamente para diminuir o efeito estufa: “sua combustão emite muito menos CO2 e a produção agrícola de biomassa possibilita a fixação, ou seja, o sequestro de CO2 da atmosfera”.

Thame faz questão de ressaltar o benefício social da alternativa energética, que é a criação de empregos e renda, na cidade e no campo.

CURRÍCULO – Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e advogado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) Campinas, Mendes Thame é professor licenciado do Departamento de Economia da Esalq. Foi prefeito de Piracicaba (1993-1996) e secretário de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras de São Paulo (1999-2000). Representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Bali (2007), Poznan (2008), Copenhague (2009) e Cancun (2010). Em seu sexto mandato, é um dos deputados com maior número de propostas legislativas na área ambiental.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal / Marisa Massiarelli Setto

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.