Mudanças Climáticas

0 8

Por Antonio Carlos de Mendes Thame

Nicolas Stern, no seu recente relatório (2006), diz que “as mudanças climáticas decorrem da maior falha de mercado, na história do capitalismo”.

Como pode o mercado falhar? As forças de mercado, com a “mão invisível” de Adams Smith, não conduzem sempre, invariavelmente, ao ponto de ótimo? Ao ótimo de Pareto, em que todos ganham? Ganham empresas, consumidores, trabalhadores…

Pois bem. O mercado falhou. Por quê? Por que o mercado vê os preços relativos e em função destes preços procura maximizar os lucros, no curto ou no médio prazo. Mais no curto que no médio.

Desde a 1 ª revolução industrial (por volta de 1760), quando foi descoberto o motor a vapor, e a 2 ª revolução (90 anos depois), quando se descobriram a eletricidade e o motor a combustão interna, desde estas duas revoluções energéticas, as forças de mercados foram implacavelmente determinando, impondo a escolha dos insumos relativamente mais baratos (carvão e petróleo), para produzir energia, sem levar em conta, em nenhum momento, por mais de 200 anos, os efeitos maléficos das resultantes emissões de CO2.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.