22/03 Presidente de comissão admite plebiscito sobre reforma política

0 0

Financiamento público de campanha

O instrumento que obteve maior apoio entre os parlamentares foi a instituição do financiamento público de campanha, como mecanismo para inibir o peso do poder econômico no resultado das eleições. “Temos que definir qual o nosso objetivo, qual ponto queremos atacar. Se não for o financiamento de campanha, estaremos maquiando o problema e não o tratando”, declarou o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que foi relator da proposta de reforma política na legislatura passada.
Na opinião do deputado, o modelo de financiamento atual favorece aqueles que podem “bancar as campanhas de outros candidatos” e recebem destaque nos partidos em detrimento das pessoas com propostas efetivas.

Decisão dos estados

Uma proposta inédita na discussão recente sobre o tema foi apresentada pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP). Ele sugeriu que cada estado seja liberado para adotar o sistema que considerar melhor para sua circunscrição. “O Brasil é um continente, por que todos os estados devem obedecer às mesmas regras?” questionou. Para ele, aqueles que optarem por eleger parte dos seus deputados pelo sistema distrital terão os critérios de divisão estabelecidos pelas suas assembleias legislativas.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Regina Céli Assumpção

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.