thameetebelavistajustinolucente_para_cover

03/05/2014 | Thame acompanha inauguração da ETE Bela Vista

0 95
Thame discursa na solenidade de inauguração da ETE

Thame discursa na solenidade de inauguração da ETE
(foto: Justino Lucente/ Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba)

A universalização do saneamento básico em Piracicaba foi anunciada durante a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista, realizada dia 25 de abril. O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) fez questão de acompanhar a solenidade, na qual foi relatada a história de um trabalho iniciado em sua gestão como prefeito do município, em 1993.

Participaram da cerimônia, o prefeito Gabriel Ferrato, o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Vlamir Schiavuzzo, o presidente da Águas do Mirante, José Benedito da Silva Braga Filho, o ex-prefeito Barjas Negri, o deputado estadual Roberto Morais, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e da sociedade civil.

“Quando assumi a prefeitura em 93, não havia o tratamento de esgoto em Piracicaba. Iniciamos um trabalho que resultou em 35% de tratamento com a Estação do Piracicamirim, concluída no governo Humberto de Campos. Posteriormente, Barjas Negri, com sua visão de estadista, teve, durante oito anos, um trabalho incessante nesta questão de saneamento básico e hoje, graças a uma gestão, que continua com Gabriel Ferrato, vamos poder concluir este grande ganho para a qualidade de vida de toda a população de Piracicaba”, relatou Mendes Thame em seu pronunciamento, concluindo: “Há uma frase que diz que toda cidade tem um termômetro para medir a sua saúde, que é a qualidade dos rios. Hoje, com quase 100% de saneamento básico, Piracicaba atinge o ponto maior na medição da qualidade de vida de seu povo”.

O prefeito Gabriel Ferrato declarou que a entrega da ETE Bela Vista não significa só o tratamento, mas o serviço de manutenção de esgoto na cidade. Ele lembrou que a PPP, regulada, acompanhada e avaliada é uma boa parceria, já que o município não tem recursos próprios para realizar esse trabalho sozinho. “Hoje é um momento que a cidade deve ficar orgulhosa. E essa é uma notícia que devemos espalhar: uma cidade com 100% de coleta, 100% de iluminação, 100% de tratamento de água e estamos chegando a 100% de esgoto tratado. É uma cidade que tem um plano e políticas públicas”.

Barjas Negri e Vlamir Schiavuzzo fizeram um histórico do tratamento de esgoto em Piracicaba, citando, inclusive a importância da Câmara de Vereadores, para que a Parceria Público-Privada pudesse ser efetivada.

O presidente da Águas do Mirante, José Benedito da Silva Braga Filho, ressaltou que o município já é exemplo para o Brasil e que ainda este ano, em julho, atinge 100% de esgoto tratado, com a entrada em operação das estações em Anhumas e Ártemis.

Instalada em um terreno com área total de 42 mil metros quadrados e parte de um pacote de obras, que envolve o sistema Bela Vista, no valor de R$ 90 milhões, o objetivo da ETE Bela Vista é atender toda a demanda de tratamento de esgoto dos bairros localizados à margem direita do rio Piracicaba, exceto os bairros Santa Rosa, Água Santa e Capim Fino, que são direcionados à ETE Capim Fino. Atualmente, a capacidade de atendimento da ETE Bela Vista é de 110 mil habitantes, sendo esta unidade operacional responsável por tratar cerca de 20 milhões de litros de esgoto por dia, antes lançados in natura no rio Piracicaba.

Jornalistas responsáveis:  Flávia Paschoal e Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.