Mendes Thame

25/04/2014 | Um grande anúncio para nossa região

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Antonio Carlos Mendes Thame¹

O DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagem) assegurou este mês que as obras de duplicação da SP-304, no trecho entre Ártemis e Águas de São Pedro, ou seja, entre o km 179 e o km 188, têm início previsto para maio e que o prazo de execução é de 12 meses. O anúncio é de extrema importância para nossa região, principalmente para aqueles que trafegam diariamente entre Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro.

A divulgação do início da obra tem sido muito esperada pelos usuários da SP-304 que, sem a duplicação, convivem diariamente com acidentes pela via. Somente no ano passado, foram três colisões com mortes no trecho onde atualmente termina a duplicação, próximo a Ártemis. Segundo dados do DER, pelo local trafegam diariamente mais de 12 mil veículos.

Por isso, esta obra, que inclui a construção de um anel de contorno que vai envolver a cidade de Águas de São Pedro, desviando o tráfego pesado de quem vai para São Pedro e Santa Maria da Serra, é um benefício esperado pelos moradores há décadas, tendo sido o referido trecho objeto de uma campanha da qual participamos junto ao governo do Estado, em 2007.

Empenhado na reivindicação para que a duplicação seja executada, pude acompanhar de perto todos os passos, inclusive o anúncio, feito pelo governador Geraldo Alckmin, em 2011, durante a inauguração da ponte sobre o ribeirão Araquá, em Águas de São Pedro, e a conclusão da licitação. Após esse período, o Governo do Estado ainda teve que aguardar uma decisão judicial, antes de autorizar a empresa Técnica Construções S/A, vencedora da licitação, a realizar a obra.

O começo das obras estava previsto para o final do ano passado, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) orientou o DER a não assinar o contrato, porque uma das empresas que havia participado da concorrência entrara com recurso. A vencedora recorreu, com mandado de segurança ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), e conseguiu a concessão de liminar.

Com essa decisão, o Governo do Estado pôde assinar o contrato com a empresa e dar andamento à concretização deste sonho.

Em 93, quando iniciamos o trabalho como Prefeito, a primeira preocupação era acabar com conceito de que Piracicaba era fim de linha. Na época, um dos mais fortes reclamos da população era a duplicação das nossas rodovias para São Pedro, Limeira, Rio Claro e Rio das Pedras – todas elas defasadas e mal conservadas.

Em 1994, num fatídico início de noite em meados de maio, um ônibus que transportava estudantes de Rio Claro até a Unimep chocou-se com um caminhão, provocando a morte de 29 estudantes, no mais grave dos acidentes ocorridos nas rodovias que nos servem. A pressão pela duplicação aumentou e, no início do ano seguinte, foi autorizado o início das obras na rodovia Fausto Santomauro.

Um ano depois, a Piracicaba-Limeira entrou na programação de obras rodoviárias do Estado.

Neste meio, estava a duplicação da Piracicaba-São Pedro, finalmente autorizada pelo Estado, mas que, por problemas relacionados  à alteração do projeto, acabou sendo realizada até Ártemis, ficando o restante para uma segunda fase.

Em 2007, um abaixo-assinado, com mais de 40 mil assinaturas foi enviado ao governador, solicitando sua complementação. Em 2011, foi anunciada a duplicação.

Das reivindicações rodoviárias que fizemos em 2003 e 2004, faltava apenas cumprir a complementação da Piracicaba-São Pedro. Nem a rodovia dos Bandeirantes, inicialmente projetada para os lados de Paulínia, e que conseguimos trazer para a região de Piracicaba, ou o prolongamento e duplicação da rodovia do Açúcar Comendador Mario Dedini demandaram tanto tempo e esforço para serem obtidas. O fato relevante é que não se pode desistir dos bons projetos, aqueles que afetam o dia a dia de milhares de pessoas e podem salvar vidas, promovendo desenvolvimento e mais segurança para nossa região.

¹Antonio Carlos Mendes Thame é professor (licenciado) do Departamento de Economia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, deputado federal (PSDB/SP), secretário geral do PSDB Nacional e presidente do Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC).

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