06/03/2015 | Distritos eleitorais e sistema majoritário marcam debate sobre reforma política

0 17

Propostas de mudanças no sistema para eleição de deputados federais dominaram, na Câmara dos Deputados, a reunião desta quinta-feira (5) dacomissão especial da reforma política (PECs344/13352/13 e outras).

O deputado Esperidião Amin (PP-SC) defendeu que cada estado seja considerado um distrito, em um sistema majoritário, no qual os candidatos mais votados seriam eleitos. Nas unidades maiores da Federação, como São Paulo e Minas Gerais, poderiam ser criados subdistritos.

“Manter a eleição por todo o estado é manter uma eleição cara. Queremos reduzir o abuso do poder econômico”, justificou. Segundo Amin, o chamado sistema “distritão”, além de baratear as campanhas, aproximaria o eleitor do eleito.

Já o relator, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), voltou a apontar o voto distrital misto como sistema ideal. Pela proposta, metade dos deputados seria eleita pelo sistema majoritário distrital (em que cada estado é dividido em distritos, e os candidatos com o maior número de votos em cada distrito são eleitos) e metade pelo sistema proporcional, da forma como é hoje, mas com lista fechada de candidatos (em que o eleitor vota no partido, e não no candidato).

Também favorável à divisão em distritos, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) sugeriu, porém, que se mantenha o sistema proporcional em lista aberta, “Todas as regiões estariam representadas e o candidato não precisaria ter votos em todo o estado, apenas naquela região determinada”, explicou. Com relação às sobras das vagas no Parlamento, entrariam os candidatos mais votados.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira
Fonte – Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.