thamenosesc1

09/09/2015 | Thame fala sobre corrupção no 1º Encontro de Grêmios Estudantis

0 55

O deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB) fez a palestra de abertura do 1º Encontro de Grêmios Estudantis, realizado na manhã da última sexta-feira (4), no Sesc Piracicaba. Na oportunidade, o parlamentar, que preside a Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção e o capítulo brasileiro da Gopac (Organização Global de Parlamentares no Combate à Corrupção), falou a um grupo de 150 líderes estudantis, vice-diretores e diretores da rede estadual de ensino sobre a importância da conscientização popular no combate à corrupção.

“Estamos passando por um processo de transformação no país; o juiz Sérgio Moro declarou que estamos assistindo à institucionalização da corrupção, o que é muito grave”, declarou o parlamentar, destacando o poder da participação da sociedade, informada, para mudar este quadro. Incentivou os jovens a assinarem documento do Ministério Público Federal, lançado pelos procuradores da Operação Lava Jato, nas redes sociais, o que dará base a projeto de lei de iniciativa popular para combater a corrupção.

thamenosesc

Foto: Flávia Paschoal

Na palestra, Thame abordou pontos fundamentais no combate à corrupção, divulgou a lei de acesso à informação, falou sobre a lei anticorrupção, sobre os prejuízos causados pela prática e sobre os próximos passos a serem tomados para inibir a corrupção no país. “Estimativa recente feita pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) mostra que o rombo provocado pela corrupção no Brasil corresponde entre 1,38% e 2,38% do PIB (Produto Interno Bruto), ficando entre R$ 50 bilhões e R$ 85 bilhões por ano. Precisamos construir um país melhor, que vocês, jovens, vão usufruir muito mais que nós”, declarou.

No início do encontro, o parlamentar deixou claro que deve toda sua formação ao ensino público. “Estudei no Grupo Barão do Rio Branco, fiz o ginásio e o científico no Sud Mennucci  e curso superior na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Tenho uma dívida de gratidão com o ensino público”, disse, lembrando que também foi líder de grêmio na escola Sud Mennucci, e professor das redes pública e privada.

“Queremos que a escola pública seja um exemplo de ensino de qualidade; esse é um processo em que todos nós devemos estar envolvidos”, afirmou, destacando que o dirigente regional de ensino de Piracicaba, Fábio Negreiros, exerce papel fundamental, porque acredita no processo educativo como forma de mudar o país.

O dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, informou que este é o início de uma série de encontros mensais com representantes de grêmios estudantis, com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e contribuir para a formação de futuras lideranças que atuem com ética e cidadania.

Jornalistas responsáveis: Flávia Paschoal/Marisa Massiarelli Setto – Toda Mídia Comunicação

Tags relacionadas: , , , ,

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.