revista-hidroponia

09/12/2016 | O cultivo do futuro

0 54

A hidroponia é importante alternativa na agricultura brasileira e tem muito a contribuir para o desenvolvimento do nosso país. Este sistema de cultivo de plantas sem uso de solo tem como vantagens a menor contaminação microbiológica, menor incidência de pragas e doenças, menor uso de agrotóxicos e, o mais importante, permite o uso racional dos recursos hídricos. A análise é do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP), um dos maiores defensores da sustentabilidade no Congresso Nacional.

O parlamentar destaca como grande diferencial desta técnica as recentes pesquisas que apontam a eficiência no uso da água e nutrientes. “Estima-se uma economia de água entre 50% e 70% em relação aos sistemas convencionais de cultivo”, afirma Mendes Thame, que é engenheiro agrônomo e acompanha as pesquisas relacionadas ao setor. “Estão em estudo também as opções de reuso da água proveniente de agroindústrias.”

E nestes últimos anos, em que foram registradas estiagens em praticamente todo o país, Mendes Thame defende o incentivo a todas as ações que visem ao uso racional dos recursos hídricos. “Até hoje, sempre que houve escassez de água, pensou-se em aumentar a oferta. Está na hora de, concomitantemente, também pensarmos em diminuir e racionalizar o seu uso”, afirma. Neste momento, em especial, destaca que todos os programas de redução de desperdício da água ofertada são extremamente oportunos e devem ser implementados.

O deputado federal é autor de vários projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre economia de água, com a implantação de programas de racionalização do uso, reaproveitamento de água pluvial e reciclagem da água em residências e indústrias. “Precisamos ter a consciência de que a escassez de água é um dos mais graves desafios do nosso século e temos que enfrentá-lo”, declara.

Vida ligada à sustentabilidade

Engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame tem uma trajetória na vida pública ligada à sustentabilidade.

No período em que foi prefeito de Piracicaba, entre 1993 e 1996, teve a oportunidade de ser o primeiro presidente do primeiro Comitê de Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo. Entre 1999 e 2002, foi secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo.

Mendes Thame foi eleito deputado federal pela primeira vez em 1986. Atualmente cumpre seu sétimo mandato e é um dos parlamentares com maior número de propostas legislativas na área ambiental.

Representou o Congresso Nacional nas Conferências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas em Nairobi (2006), Bali (2007), Poznan (2008),Copenhague (2009), Cancun (2010), Durban (2011) e Doha (2012).

Professor licenciado do Departamento de Economia da ESALQ/USP, Mendes Thame é, ainda, apresentador do programa Viver Sustentável, exibido pela Rede Vida.

VIVER SUSTENTÁVEL – Sensibilizar o público sobre a necessidade de pensar novas relações com o meio ambiente e de encontrar soluções para a preservação da natureza são os objetivos do Viver Sustentável. Idealizado pelo professor e deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, o programa é exibido todo domingo, às 22h30, na Rede Vida.

Trata das principais questões relacionadas ao meio ambiente, como aquecimento global, mudanças climáticas, sustentabilidade e reciclagem. Traz matérias e entrevistas com estudiosos e especialistas das áreas ambiental, social e econômica, para fortalecer a discussão sobre quais medidas devem ser tomadas para cuidar melhor do planeta e preservar os recursos para as próximas gerações.

Matéria:

48_

Publicação na Revista Hidroponia – 2016

 

 

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.