Trânsito e desenvolvimento

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Por Antonio Carlos de Mendes Thame

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, Piracicaba fechou o ano de 2009 com 213,9 mil veículos, ou seja, cerca de 1,5 veículo por habitante. Projeções indicam que, nos próximos três anos, a frota será de 250 mil veículos, um aumento de 12 mil unidades ao ano. Isso explica por que o governo Barjas Negri tem investido no sistema viário, construindo pontes e viadutos, alargando vias e criando alternativas para dar maior vazão e segurança ao trânsito. Se assim não fizesse, em poucos anos as principais ruas e avenidas da cidade seriam vitimadas por engarrafamentos insuportáveis.

Mesmo investindo pesado, não é fácil encontrar soluções para o trânsito. É um problema que se agrava em todas as cidades de médio e grande porte, cuja solução exige projetos e obras de alto custo, não raro desapropriações. Tome-se como exemplo a cidade de São Paulo. Além da inauguração de duas novas estações da linha amarela do metrô, de mais um trecho da Rodoanel, dos novos e imponentes viadutos incorporados à paisagem, das novas faixas construídas na marginal do Tietê, importante via por onde circulam 470 mil veículos, nada disso significa uma solução definitiva de longo prazo. Em poucos anos, obras que demandaram de cinco a dez anos para serem implantadas, acabarão engolfadas pelo trânsito, voltando a registrar pontos de estrangulamento e irritação dos motoristas. Leia mais…

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