31/03 | Um milhão de microempreendedores individuais

0 18
Antonio Carlos Mendes Thame*
Em 19 de dezembro de 2008, foi sancionado projeto de lei de minha autoria, ao qual foram anexados projetos de outros deputados, dando origem à Lei Complementar 128/2008. Entre outros avanços, foi formalizada a figura jurídica do microempreendedor individual (MEI). A lei complementar previu que essa figura, conhecida como “empresa com apenas um dono”, passasse a valer a partir de primeiro de julho de 2009 e, de lá para cá, o país tem conseguido tirar da informalidade milhares de empreendedores e trabalhadores. Agora, menos de dois anos depois de a legislação entrar em vigor, o Brasil está atingindo a marca de um milhão de microempreendedores individuais. Mais de quatro centenas de ofícios e profissões, como costureiras, sapateiros, manicures, mecânicos, ambulantes, eletricistas, encanadores, passam a ter direito à Seguridade Social, garantindo acesso a benefícios como aposentadoria, pensão, licença médica, cobertura em caso de acidentes do trabalho, licença maternidade,  o que propicia maior segurança para suas famílias. Para ter esses direitos, os microempreendedores pagam pequena contribuição ao INSS e um mínimo de impostos. Outra vantagem da lei é que ela tem servido de acesso ao mercado de trabalho de recém-formados, objetivo também de muitos dos trabalhadores que antes trabalhavam na informalidade. Com a Lei do MEI, passam a ter mais fácil ao crédito bancário e a programas de treinamento. Trata-se, portanto, de uma lei capaz de melhorar concretamente a vida de centenas de milhares de pessoas que trabalham por conta própria, promovendo uma extraordinária inclusão social, além de incentivar o empreendedorismo.

A Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da qual sou vice-presidente, ao celebrar o número de um milhão de microempreendedores individuais, quer aprimorar a Lei 128/2008. Para tanto, defendemos a aprovação do Projeto de Lei Complementar 591/10, o qual, entre outros avanços, prevê que o teto para a receita bruta anual do microempreendedor individual suba de R$ 36 mil para R$ 48 mil. O fato é que precisamos dar novos passos para incluir no mercado regular os mais de 10 milhões de trabalhadores e empreendedores que ainda realizam negócios informais no Brasil.

Para tanto, a Frente Parlamentar está montando coordenadorias regionais em cada um dos estados da Federação, para agregar força significativa que contribua  na mobilização da sociedade, com o objetivo de conseguir expressivos avanços na legislação de apoio ao empreendedorismo.

Para se ter ideia da importância da iniciativa, basta lembrar que, segundo o Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 98% dos 5 milhões de empresas existentes no País, e são elas que respondem por 58% dos empregos formais, o equivalente a 13,2 milhões de pessoas, movimentando cerca de 20% do PIB (produto interno bruto) nacional. Mesmo assim, esses números, se comparados com o de outros países são pequenos.

Há necessidade – e estamos trabalhando para isso – de facilitar o registro e a operacionalidade das pequenas empresas, que, ainda segundo o Sebrae, esbarram em entraves burocráticos, frutos tanto da legislação como da lentidão dos órgãos públicos envolvidos. Devido a isso,  27% das micro fecham no primeiro ano de existência, 37% no segundo ano e 58% ao fim do quinto ano. As ações da  Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa têm por objetivo acelerar esses procedimento e criar meios de subsistência, através dos bancos do povo e outros, para garantir o desenvolvimento e o futuro desses empreendedores.

Estimular o empreendedorismo e a inovação, desburocratizar e abrir linhas de crédito com finalidade de esvaziar o emprego informal e fortalecer as pequenas e médias empresas nas vendas externas. São metas imediatas, para dar maior suporte às pequenas e médias empresas. Assim o fazendo, em curto espaço de tempo dobraríamos ou triplicaríamos o número dos pequenos e médios empreendimentos, o que vai significar a possibilidade de criação de milhões de empregos.

*Antonio Carlos Mendes Thame é deputado federal e presidente do PSDB Piracicaba.

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.