Deputado Thame-1

23/05/2014 | Na vanguarda do saneamento básico

0 47

                                                      Antonio Carlos Mendes Thame¹

 Piracicaba integra o seleto grupo de apenas 12 cidades que cumprem integralmente planos de saneamento básico no Brasil. A informação consta no Diagnóstico da Situação dos Planos Municipais de Saneamento Básico e da Regulação dos Serviços nas 100 maiores cidades brasileiras, divulgada no início de maio pelo Instituto Trata Brasil e chega para nós como motivo de muito orgulho.

Há uma frase que diz que toda cidade tem um termômetro para medir a saúde da sua população, que é a qualidade dos seus rios. Hoje, com praticamente 100% de saneamento básico, Piracicaba atinge o ponto maior na medição da qualidade de vida de seu povo. Lembramos que o Plano Municipal de Saneamento Básico e da Regulação de Serviços inclui ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Existe pesquisa da Organização Mundial de Saúde que diz que mais de 50% dos leitos dos hospitais do mundo inteiro são ocupados por pessoas que contraíram doenças transmitidas pela água. Na época em que Barjas Negri estava no Ministério da Saúde e quem presidia o SUS era Gabriel Ferrato, o Datasus fez a mesma pesquisa aqui e comprovou que também no Brasil, mais de 50% dos leitos são ocupados por pessoas que contraem doenças de veiculação  hídrica, isto é, transmitidas pela água.

Por isso, acreditamos que a melhor forma de investir em saúde preventiva é investir em saneamento básico. O que estamos vendo hoje em Piracicaba é exatamente isso: uma cidade que faz parte desse seleto grupo das poucas cidades do Brasil que têm praticamente 100% do esgoto coletado e tratado e 100% de água tratada, o que é um privilégio não só no país, mas no mundo inteiro. Muitas cidades da Europa, em Portugal, Espanha e Grécia, não têm os três 100% que caracterizam a universalização do saneamento básico.

Portanto, é uma situação especial, completamente privilegiada. Quando assumimos a prefeitura em janeiro de 1993, a percentagem de esgoto tratado era praticamente 0%. Deixamos com 35%, graças à Estação do Piracicamirim, concluída no governo Humberto de Campos.

Na gestão de Barjas Negri, entrou em funcionamento a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte do Caixão, elevando o volume de esgoto tratado para 70%. Iniciou- se em seguida a construção da terceira grande ETE, a Bela Vista, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), que foi entregue em abril deste ano, na atual gestão de Gabriel Ferrato. Em julho, a cidade atingirá 100% de esgoto tratado, com a entrada em operação das estações em Anhumas e Ártemis.

Piracicaba, mais uma vez, é exemplo para o país. Destaca-se entre as 100 cidades analisadas na pesquisa pelo Instituto Trata Brasil, que representam 40% da população brasileira e, juntas, somam 76.809.451 habitantes. Orgulho para todos nós, qualidade de vida para o povo piracicabano.

¹Antonio Carlos Mendes Thame é professor (licenciado) do Departamento de Economia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, deputado federal (PSDB/SP), secretário nacional do PSDB Nacional e presidente do capítulo brasileiro da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC).

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.