Mendes Thame

03/01/2014 | Esgoto tratado com padrão de primeiro mundo

0 156

Antonio Carlos Mendes Thame¹

O ano de 2014 começa com bom presságio para os rios das bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Em Piracicaba, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Bela Vista, que entrou em operação no final de dezembro, com o recebimento do esgoto bruto, fará com que o índice de tratamento chegue a praticamente 100% do esgoto coletado no município.

Um patamar invejável, de primeiro mundo. A primeira grande estação de tratamento de esgoto da cidade começou a ser feita na minha gestão como prefeito e foi concluída no governo Humberto de Campos. A ETE foi dimensionada para tratar 30% do esgoto da cidade.

Na gestão do prefeito Barjas Negri, entrou em funcionamento a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Ponte do Caixão, elevando o volume de esgoto tratado para 70%.

Com a terceira grande ETE, a Bela Vista, construída por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e entregue no governo de Gabriel Ferrato, Piracicaba chegará aos 100% de tratamento. A Bela Vista vai tratar o esgoto de 150 mil moradores. A notícia é ótima para todos nós.

No curso do rio Piracicaba, nossa cidade é a última, ou seja, a cidade a jusante de todas. E há muitos municípios localizados antes de nós que ainda não tratam o seu esgoto, o que exige uma visão de conjunto para realmente conseguirmos uma substancial melhora da qualidade das águas.

Isto vem sendo conseguido, nos últimos 20 anos, após a criação do Comitê das Bacias PCJ.

E é justamente este comitê, do qual tive o prazer e o privilegio de ser o primeiro presidente __ que nos traz boas novas. Segundo estudo recentemente realizado pelo colegiado, as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí podem ter quase 100% do esgoto tratado até 2020, antes do previsto pelo próprio Comitê.

A expectativa inicial era que até o final desta década, o índice máximo chegasse a 80% dos efluentes domiciliares coletados e tratados. O novo estudo indicou que, em 2014, o tratamento deverá ser de 79% na região como um todo, devendo atingir 98% em 2020.

Isso porque os investimentos nas cidades das bacias estão em ritmo mais acelerado do que o estimado anteriormente. A medida contribui para a melhoria da qualidade da água dos rios nas bacias, segundo pareceres da Cetesb. O relatório também indica que todos os municípios estão desenvolvendo projetos.

Vale lembrar que em 1994, primeiro ano de atividade do comitê, somente 6% do esgoto, nos 76 municípios das bacias PCJ, era tratado.

Os moradores das bacias hidrográficas do PCJ entenderam que de todas as obras voltadas à área de saúde preventiva, as mais importantes são as que garantem o acesso ao saneamento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona o saneamento básico precário como uma grave ameaça à saúde humana. A falta de saneamento básico é associada à pobreza, afetando principalmente a população de baixa renda, mais vulnerável devido à subnutrição e higiene inadequada. Doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto insuficientes e as deficiências com higiene causam a morte de milhões de pessoas todos os anos, com prevalência nos países com PIB (Produto Interno Bruto) per capita inferior a US$ 825.

Segundo dados da OMS, 88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pela falta de saneamento. Destas, aproximadamente 84% são de crianças, sendo, segundo a Unicef (2009), a segunda maior causa de mortes em crianças menores de 5 anos de idade. Estima-se que 1,5 milhão de crianças nesta idade morram a cada ano vítimas de doenças diarreicas, sobretudo em países em desenvolvimento.

Portanto, estamos no caminho correto.  A inauguração da ETE Bela Vista constitui mais um importante passo na direção da universalização do saneamento, condição perseguida para oferecer mais saúde preventiva e bem estar.

¹Antonio Carlos Mendes Thame é professor (licenciado) do Departamento de Economia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Deputado Federal (PSDB/SP).

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.