O SR. ANTONIO CARLOS MENDES THAME (PSDB-SP. Pronunciamento encaminhado pelo orador.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o ano de 2013 será, sem dúvida, um dos mais importantes para a Contabilidade brasileira. Lideranças e órgãos ligados à profissão estão se unindo para que toda a sociedade saiba e reconheça o verdadeiro papel da categoria.
Em 1946, ano em que o Brasil regulamentou a atividade, não se podia, ainda, medir a importância destes profissionais para a economia do País. O Brasil passava por um momento de crescimento econômico, em que foram plantados os primeiros grandes pilares da transformação de um país agrário em industrial e urbano.
Em 2007, o Brasil adotou, por meio da Lei 11.638, um conjunto de normas internacionais de contabilidade. Essas regras, que nasceram nos anos 70, passaram a ser chamadas de Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS – International Financial Reporting Standards), buscando abranger não apenas questões especificamente contábeis, mas também conceitos como desempenho operacional, por meio de balanços, demonstrações de resultados e fluxos de caixa e respectivas notas explicativas.
Cumpre ressaltar que, com a internacionalização da economia, empresas que desejam atuar como players internacionais precisam adequar a sua contabilidade aos padrões mundiais.
Para isso, é preciso que haja profissionais que tenham conhecimento atualizado. Caso contrário, estaremos isolados e sem condições de conversar econômica e comercialmente com o mundo exterior.
Também acompanhamos o que a categoria dos contabilistas tem feito pela micro e pequena empresa, pelo micro empreendedor individual, sem esquecer as empresas que optaram pelo lucro presumido ou pelo lucro real. Foi essa categoria que ajudou a formalizar, até agora, mais de 2,7 milhões empreendedores individuais.
As micro e pequenas empresas brasileiras somam mais de 7 milhões, e esse processo foi incrementado pela criação do Simples Nacional. Em 2007, quando foi aprovada a Lei Complementar 123, havia apenas 1,3 milhão de micro e pequenas empresas no Brasil.
A sessão solene do Congresso Nacional que ocorreu dia 18 de março, no plenário do Senado Federal, marcou o lançamento do Ano da Contabilidade no Brasil. Diversos representantes puderam expor a importância e reconhecimento da Categoria.
Temos ainda muitos desafios pela frente, mas este é um momento que precisa ser saudado com aplausos.
Os representantes da Categoria tiveram a correta ideia de projetar, neste ano, uma imagem mais real e positiva da profissão e do profissional, convidando parceiros estratégicos para construir um amplo projeto de divulgação e conscientização da população sobre a importância da contabilidade e do profissional contábil.
Obrigado.
Leave a reply