thame_camara

09/02/2018 | Piracicaba é referência em ensino tecnológico

0 34

Antonio Carlos Mendes Thame

A comemoração dos 10 anos da Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Piracicaba reflete a consolidação de um projeto de desenvolvimento para nossa região do qual, com satisfação, tenho participado. Como deputado federal, encaminhei, na época, ao então secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, ofício, assinado por mim e pelo prefeito Barjas Negri, solicitando a instalação de uma unidade da Fatec na nossa cidade.

Buscávamos suprir a carência de mão-de-obra especializada de um centro em desenvolvimento como o nosso, pensando no futuro da região. Para isso, fomos atrás de cursos superiores em tecnologia, visando formar profissionais integrados com o mercado, com conhecimento de ponta e compromisso com a sustentabilidade. Também oficiamos e depois procuramos o governador de então, José Serra.

Hoje colhemos os resultados da ação conjunta entre Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura e legislativo, que viabilizou a implantação da Fatec Piracicaba, administrada pelo Centro Paula Souza.

A unidade de Piracicaba teve como primeiro diretor o professor Hermas Amaral Germek. Em janeiro de 2008, as aulas do curso superior de tecnologia em Bioenergia Sucroalcooleira começaram nas instalações da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa.

Em agosto de 2009, o prédio próprio da Fatec, construído no Parque Tecnológico, foi entregue, com modernas salas de aulas, laboratórios com equipamentos de última geração e professores qualificados. Na sequência, foram implantados os cursos superiores de tecnologia em Gestão Empresarial e Agroindústria.

Em 2011, a Fatec Piracicaba foi considerada a melhor escola de formação de tecnólogos entre todas as unidades do Centro Paula Souza.

Com o olhar voltado para as mudanças no mercado de trabalho e à formação de profissionais específicos para atender às demandas da região, passou por reestruturação. Atualmente, oferece os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, em Biocombustíveis e em Gestão Empresarial e conta com aproximadamente 900 alunos. É considerada uma das melhores instituições de ensino tecnológico do país.

Ao lado das Etecs (escolas técnicas) e do Instituto Federal (IFSP), faz com que Piracicaba tenha um Parque Educacional Tecnológico de grande porte, destinado a atender à alta demanda de jovens por escolas e faculdades com cursos de formação tecnológica, modalidade difundida nos países desenvolvidos.

Conseguimos acompanhar uma tendência ditada pela economia mundial, da procura por cursos de menor duração com foco no mercado de trabalho.

Na comemoração destes 10 anos, na qual não pude estar presente por ter assumido anteriormente outro compromisso, o diretor José Alberto Rodrigues Filho destacou que “muitas pessoas contribuíram para que a Fatec Piracicaba chegasse aos dez anos com reconhecimento e sucesso” e agradeceu aos que foram parceiros nesta década.  Que possamos, juntos, continuar com parcerias como esta, concretizando projetos voltados ao bem comum da nossa cidade e região.

Antonio Carlos Mendes Thame é deputado Federal pelo PV-SP, presidente do Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares no Combate à Corrupção (GOPAC) e presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção.

Publicado no Jornal de Piracicaba no dia 09/02/2018

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.