2012.05.16 - PSDB - Plenário 9 - Ministra da Secretária de Relações Institucionais, Ideli Salvati presta esclarecimentos aos deputados Vanderlei Macris (SP), Bruno Araujo (PE) e Mendes Thame (SP)

23/02/2018 | Poupatempo, um sonho consolidado

0 52

Antonio Carlos Mendes Thame

Há dez anos, tive a oportunidade de assinar, como testemunha, o contrato de cessão do imóvel do município ao Estado para instalação do Poupatempo Piracicaba, ao lado do então secretário de Estado de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e do prefeito Barjas Negri.

A solenidade, realizada na praça José Bonifácio, era resultado de um pleito da nossa região que começou em 2007, quando estive, como deputado federal, com Barjas Negri, em reunião com o então governador José Serra e com o secretário Sidney Beraldo para solicitar a instalação de uma unidade do Poupatempo em Piracicaba. Pela experiência que tínhamos acompanhado em São Paulo e outros municípios paulistas, acreditávamos que o serviço seria essencial para um município em franco desenvolvimento como o nosso.

O Poupatempo Estadual de Piracicaba foi instalado no subsolo do Comurba. Um nobre destino para a área que abrigaria um projeto arquitetônico audacioso, inspirado no edifício Copan que havia sido projetado por Oscar Niemeyer para a capital paulista. O Comurba, ou edifício Luiz de Queiroz, ruiu em 6 de novembro de 1964 e finalmente, 46 anos após o incidente, o prefeito Barjas Negri e o então governador José Serra encontraram um uso adequado ao espaço, localizado na área central da cidade.

A proposta deste local foi aceita após procura de imóveis no município feita pela equipe da Gerência de Planejamento e Implantação da Superintendência de Novos Projetos do Programa Poupatempo. Os técnicos deram preferência à área principalmente por sua localização.

Ocupando uma área de 2.700 m², o Poupatempo foi inaugurado no dia 12 de março de 2010. O 17º posto da Central de Atendimento ao Cidadão no Estado recebeu investimentos da ordem de quase R$ 40 milhões, boa parte em equipamentos, para que a unidade estivesse apta a realizar 4.000 atendimentos diários.

Já no início, a unidade concentrava mais de 50 serviços presenciais e 2.000 eletrônicos. No local, oito órgãos passaram a prestar serviços: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco Nossa Caixa, além de alguns setores da Prefeitura de Piracicaba.

Desde então, o Poupatempo passou a ser tão requisitado que o Estado decidiu criar unidades móveis para atender à população. Em Piracicaba, começou a funcionar este ano um totem de autoatendimento no Shopping. No equipamento, os clientes podem solicitar serviços como a emissão e impressão gratuita do Atestado de Antecedentes Criminais e fazer a solicitação de segundas vias da CNH e do RG, desde que tenham passado pela coleta biométrica no Poupatempo nos últimos três anos.

A aprovação dos usuários, que motivou a expansão, é o atestado de que a prestação de serviços facilitou a vida da população de Piracicaba e de todo o nosso aglomerado urbano. Uma satisfação para todos nós que aqui vivemos.

Antonio Carlos Mendes Thame é deputado Federal pelo PV-SP, presidente do Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares no Combate à Corrupção (GOPAC) e presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção.

Publicado no Jornal de Piracicaba no dia 23/02/2018

Tags relacionadas: , , ,

Artigos relacionados

BRASÍLIA

Câmara dos Deputados
Anexo IV - Gabinete 626
Brasília/DF
Tel: (61) 3215-5626

PIRACICABA

Rua Boa Morte, 1242
Centro
Piracicaba/SP
Tel: (19) 3437-2272
contato@mendesthame.com.br

AGRADECIMENTOS

Agradeço a você que acreditou no nosso trabalho e nos estimulou a prosseguir nessa luta em busca de um país mais justo. Continuo contando com sua colaboração. Conte comigo sempre. Um grande abraço.